As inscrições para o concurso público da Guarda Civil Municipal de Teresina, previstas para encerrar nesta quinta-feira (27), foram prorrogadas para 4 de janeiro. A prova objetiva também teve a data alterada para o dia 27 de janeiro de 2019. São oferecidas 75 vagas e formação de cadastro de reserva para 400 candidatos classificados. O salário é de R$ 1.133 e carga horária de revezamento de 12h ou 24h.
Os candidatos devem realizar as incrições no site da Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos da Universidade Estadual do Piauí), organizador do certame. Eles devem pagar a taxa de R$ 100 até dia 7 de janeiro.
Os requisitos exigidos são o Ensino Médio Completo ou equivalente e Carteira Nacional de Habilitação – Categoria AB. A Guarda Civil Municipal de Teresina é vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).
Os candidatos serão submetidos a seis etapas: prova escrita objetiva e dissertativa, avaliação médica e odontológica, exame de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional.
“No primeiro, foram 50 vagas e, ao final do processo de seleção, todos os candidatos foram nomeados. Queremos, com esse novo concurso, fortalecer a Guarda Municipal de Teresina, que é uma instituição nova, mas que já tem sua importância e representatividade para a segurança dos espaços públicos de nossa cidade”, afirma Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.
Competências
Aos agentes da Guarda Municipal de Teresina competem a proteção de bens e serviços e instalações de domínio público do município de Teresina, inclusive da administração indireta; orientar a comunidade local quanto ao direito de utilização dos bens e serviços públicos; colaborar, quando solicitada, com as operações de Defesa Civil do município; proteger o meio ambiente; colaborar com as ações de prevenção às drogas; bem como outras atribuições determinadas em leis do município de Teresina, levando-se em consideração as competências estabelecidas pela Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014.